Para garantir mais praticidade e segurança no tratamento do paciente e no momento da dispensação do medicamento, a partir de agora, incluímos uma novidade no dispensador.
Algumas receitas Memed podem exibir a tag “Troca não autorizada pelo médico
Essa indicação aparece quando o profissional opta por não permitir a substituição do medicamento prescrito, deixando claro que o paciente deve receber exatamente o item indicado na receita.
Essa atualização foi criada para trazer mais segurança e transparência durante a dispensação. Com ela, buscamos garantir clareza na entrega dos medicamentos e respeito na conduta clínica do médico prescritor, além de reforçar a segurança do paciente, assegurando que ele receba o tratamento correto indicado pelo seu médico.
Quando essa informação será exibida no dispensador?
A tag informação “Troca não autorizada pelo médico” será exibida apenas em receitas que cumprirem os seguintes critérios:
- Inclui medicamentos de referência e similares.
- Não será exibida em prescrições que contenham somente genéricos, além de dermocosméticos, suplementos ou periféricos.
- Marcação da opção pelo médico:
A plataforma agora apresenta essa opção ativada por padrão ao prescrever medicamentos de marca. Caso o médico deseje permitir a substituição, ele pode desmarcar a opção antes de finalizar a prescrição sempre que desejar, é uma decisão do prescritor.
Por que essa mudança é importante?
Nossos estudos apontou que:
- 76,7% das farmácias afirmam seguir as orientações do médico quando há indicação clara sobre substituição;
- 55,1% dos pacientes relatam que tendem a seguir exatamente o que está escrito na receita quando existe uma sinalização explícita sobre troca;
- Esse ajuste reduz conflitos e melhora a experiência tanto do paciente quanto do profissional na farmácia.
Pontos importantes:
- A presença da tag indica que o médico não autorizou a substituição do medicamento por versões similares ou genéricas.
- Realize a dispensação exatamente conforme o medicamento indicado na receita.
- Oriente o paciente a retornar ao médico para avaliar alternativas — não realize substituições por conta própria ou decisão do paciente.
Dúvidas frequentes:
1- Essa regra é válida em todos os medicamentos da plataforma?
Apenas a medicamentos de marca (Referência e Similares). Não será exibida ao dispensar prescrições apenas com genéricos, dermocosméticos, suplementos, vitaminas e periféricos.
2- O que fazer se a tag estiver presente, mas o paciente pedir para trocar?
Explique que a prescrição não autoriza substituições e que o paciente precisa entrar em contato diretamente com seu médico caso queira substituir o medicamento.
3 - E se a farmácia não tiver o medicamento prescrito em estoque?
O paciente deve ser orientado a retornar ao médico para uma nova avaliação ou para uma prescrição alternativa.
.Para maiores informações, estamos à disposição através do botão "Ajuda". 😊