Após pesquisar o token e habilitar para você os medicamentos prescritos, você conseguirá visualizar a apresentação do medicamento e abaixo a descrição do tratamento do paciente.
-
Atente-se a quantidade prescrita
Para facilitar o entendimento, vamos com um exemplo do medicamento “Amoxicilina”.
Neste primeiro cenário, podemos notar que o médico prescreveu o medicamento correspondente a quantidade exata do tratamento do paciente. Dessa forma, como o paciente precisará de 3 comprimidos por 5 dias, está correto prescrever 01 embalagem que contém 15 unidades (3uni ao dia x 5 dias = 15 unidades).
Já nesse segundo exemplo, podemos notar que o tratamento do paciente foi definido como “01 cápsula ao dia, por 30 dias.” porém podemos notar que o médico prescreveu 60 cápsulas. Ou seja, não condizente ao tratamento.
Ao receber uma receita que não corresponda a quantidade prescrita, informe ao paciente sobre esse impasse para que ele esteja ciente da situação.
Orientamos que fale diretamente com o médico e, caso não consiga, peça por favor para o paciente informar ao médico para que ele possa prescrever uma nova receita.
Pontos importantes antes de dispensar
- Não consta na posologia o tempo do tratamento?
Caso o médico não inclua a quantidade de dias/meses do tratamento do paciente, você deverá analisar a quantidade de embalagens/cápsulas solicitadas pelo médico e dispensar o necessário.
- A embalagem prescrita está com menor quantidade?
Em situações em que o médico prescreve um medicamento e você tenha em seu estoque a embalagem em uma quantidade menor, faça o cálculo correto para dispensar o necessário.
Podemos usar como exemplo uma embalagem com 30(uni) e a drogaria apenas possui embalagens de 15(uni), nesse caso deve considerar o volume total de unidade (30uni), e dispensar 2 caixas.
É de suma importância a atenção a esses detalhes ao dispensar o medicamento para que não tenha índices ou riscos durante o tratamento do paciente.